terça-feira, 29 de abril de 2008

Titin

Methionylthreonylthreonylglutaminylarginy(...)glutaminylserxisoleucine

Esta, meus amigos, é a maior palavra da língua inglesa e (acho eu...não vos sei confirmar como deve ser) da língua portuguesa... e existe mesmo!

Esta palavra, meus amigos, contem nada mais, nada menos do que 189.819 letras...mas eu tive de encortá-la por razões de que o poste ficava anormalmente enorme! Poderão encontrar a palavra na íntegra aqui)

Eis uma experiência: façam copy paste da palavra para o bloco de notas...vai demorar...mesmo!...com sorte até vai aparecer a mensagem "Não responde" ("Not reponding" para quem tem computadores falantes da língua anglo-saxónica...)...mas depois terão um espectáculo fascinante!

Como é que eu descobri esta pérola da linguística? Estava eu em busca das grandes palavras da nossa língua e descobri que a maior palavra da língua portuguesa (sem contar com o nome químico do Titin, a tal das 189.891), Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, significa pessoa que sofre de Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose (por sinal, a segunda maior palavra), que é uma doença pulmonar causado por inalação de gases vulcânicos...

Isto é muito parvo, pensei eu, pois uma pessoa com uma doença pulmonar causada por gases vulcânicos, em princípio, tem problemas a respirar, certo!? Ora uma pessoa que tem problemas em respirar, tem problemas em falar muito...logo, quando um Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico diz que sofre de Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, caí no chão e começa a rebolar com uma bruta crise de asma!

Mas a parvoíce mor chega na terceira maior da nossa língua: Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. Dou um doce a quem adivinhar o significado desta palavra. Terei eu ouvido "ter medo de equipas de montros hipopótamos"? Oh..que pena...Não é isso que significa, apesar de essa também ter sido a minha primeira interpretação.

Esta palavrva foi feita para gozar com as pessoas. Esta palavra não tem respeito por ninguém. Esta palavra quer dizer "ter fobia de pronunciar palavras grandes ou complicadas"...! Eu estou a falar a sério!

Eu consigo imaginar quem quer que tenha inventado esta palavra: "Epá, ter medo de palavras grandes é muita parvo...ora, uma palavra que defina este medo idiota...já sei! Hipopotomonstrosesquipedaliofobia! TOMA LÁ UM PALAVRA GRANDE BEM LIXADA DE DIZER QUE ATÉ TE...pronto...vou me repetir...LIXAS!"

Pobres Hipopotomonstrosesquipedaliofóbicos...não podem dizer que o são sem terem um ataque de pânico...não há direito...isto é Anticonstitucionalissimamente anticonstitucional!

3 comentários:

RA disse...

ai que lindo =)
que delicia!


maravilhoso!

Nikki-chan disse...

Andava eu a pensar k devia vir mais vezes ao blog do Dinis kuando... me aparece esta cena a frente! Ora pois, mudei logo d ideias!!!





^^V peace...

a(muse) disse...

"Ora portanto, temos muita pena em dizer lhe isto, mas você sofre de Hipopotomonstrose--"

"AAAAAAHHHHHHH"

"--squipedaliofobia. O procedimento mais seguro é o de, portanto, isolar os Hipopotomonstrosesqui--"

"AAAAHHH!!"

"--pedaliofóbico de todas as possibilidades de vir a ouvir palavras grandes. Nada de ler composições químicas de medicamentos, principalmente os que contém Methionylthreonylthreonylglutaminyl--"